O perfil profissional do estudante formado no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Secretaria Escolar, ora proposto pelo Centro Educacional Silmon, compreende:
• Administrar, triar, manusear, armazenar e preservar informações gerais, administrativas, financeiras e de legislação da instituição/escola, do corpo docente e discente, tanto físicas quanto digitais, bem como organizar os fluxos informacionais;
• Assessorar os gestores escolares e suas equipes, aplicando as técnicas secretariais em atividades de operacionalização administrativas/financeiras e pedagógicas;
• Intermediar os relacionamentos internos e externos, visando a metas e objetivos das partes interessadas (Diretoria Escolar, Docentes, Discentes, Órgãos Educacionais, Pais de Alunos, Fornecedores, Prestadores de Serviços);
• Gerar e elaborar documentos administrativos e pedagógicos da vida acadêmica dos alunos, como matrícula e processos de transferências, registro e controle de frequência, mapeamento do histórico escolar, tanto por meio físico quanto digital, atendendo às orientações da direção, seguindo a legislação em vigor e as exigências dos órgãos de regulação;
• Realizar, eficazmente, a comunicação interna e externa;
• Organizar eventos internos (reuniões, eventos educacionais, confraternizações);
• Organizar e preparar viagens e/ou locomoção (na própria cidade/comunidade) referentes às atividades e demandas da instituição de ensino;
• Atender aos alunos, aos professores/educadores, à equipe administrativa, aos dirigentes e líderes educacionais, aos pais, à comunidade e aos demais profissionais envolvidos no processo educacional, além de manter uma boa relação com eles;
• gerenciar os processos de matrícula e transferência de alunos;
• Organizar os resultados de avaliações qualitativas e quantitativas de aprendizagem, internas e externas, e da avaliação institucional;
• Elaborar e encaminhar o Relatório Anual de Atividades Escolares, conforme as normas estabelecidas pela legislação vigente no Sistema de Ensino do Estado;
• Conhecer, organizar e disponibilizar coletânea de leis, decretos, regulamentos e normas dos: Conselho Nacional de Educação (CNE) e Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Conselho Municipal de Educação do seu sistema de ensino que orientam a oferta da Educação Básica e a organização da vida escolar dos alunos, assim como instruções, circulares, avisos e despachos externos e internos que digam respeito às atividades da escola;
• Lavrar atas de trabalho contínuo, atas de resultados e atas especiais de avanço progressivo, de aproveitamento de estudos, de classificação e de reclassificação de alunos, de progressão parcial, entre outras, em livros próprios e arquivar cópias nas pastas dos alunos;
• Manter atualizados e organizados os arquivos dinâmico e estático de escrituração escolar assim como os livros de registros, os sistemas informatizados, garantidas sua segurança, fidedignidade, facilidade de acesso e o seu sigilo profissional, considerando a legislação específica; receber, redistribuir e responsabilizar-se, juntamente com a direção da escola, conforme organização da gestão, pela correspondência oficial interna e externa;
• Participar da elaboração, aprovação e da divulgação dos instrumentos de gestão da escola: projeto pedagógico e regimento escolar, mantendo-os em locais de fácil acesso a toda a comunidade escolar;
• Identificar e executar no seu nível de competência as diretrizes constantes nos instrumentos gerenciais da escola;
• Conferir, assinar, arquivar e expedir a documentação referente à vida escolar dos alunos;
• Elaborar o mapa mensal da frequência dos (das estudantes, por etapa/nível, ano/série, turma, turno, dando ciência à direção, quando o número de ausências assim o requerer, para as medidas necessárias serem adotadas, bem como preparar mapas de frequência dos (dás) professores(as) e demais servidores (as) da escola;
• Auxiliar o (a) diretor(a) da escola e o (a) coordenador(a) pedagógico(a) na elaboração do calendário de reposição de aulas, quando for o caso;
• Atender com prontidão e presteza estudantes, professores e pais, e demais interessados em assuntos relacionados à documentação escolar e a outras informações pertinentes, assim como divulgar normas e diretrizes gerenciais;
• Elaborar o cronograma das atividades da secretaria, assegurando a racionalização do trabalho e sua execução;
• Assessorar a direção da escola na organização dos processos de legalização da instituição de ensino que compreende o credenciamento, a autorização, o reconhecimento de cursos e suas renovações, respeitados os prazos de validade dos atos;
• Assumir responsabilidade pública com a direção de todos os atos praticados, inclusive pela expedição de documentos escolares sem a devida legalização dos atos de credenciamento da instituição, autorização e reconhecimento de cursos.
O Técnico em Secretaria Escolar será habilitado para (BRASIL, 2022):
• Assessorar os gestores escolares e suas equipes, aplicando as técnicas secretariais em atividades de operacionalização administrativas/financeiras e pedagógicas;
• Intermediar os relacionamentos internos e externos, visando a metas e objetivos das partes interessadas (Diretoria Escolar, Docentes, Discentes, Órgãos Educacionais, Pais de Alunos, Fornecedores, Prestadores de Serviços);
• Administrar, triar, manusear, armazenar e preservar informações gerais, administrativas, financeiras e de legislação da instituição/escola, do corpo docente e discente, tanto físicas quanto digitais, bem como organizar os fluxos informacionais;
• Gerar e elaborar documentos administrativos e pedagógicos da vida acadêmica dos alunos, como matrícula e processos de transferências, registro e controle de
frequência, mapeamento do histórico escolar, tanto por meio físico quanto digital, atendendo às orientações da direção, seguindo a legislação em vigor e as exigências dos órgãos de regulação;
• Realizar, eficazmente, a comunicação interna e externa;
• Organizar eventos internos (reuniões, eventos educacionais, confraternizações);
• Organizar e preparar viagens e/ou locomoção (na própria cidade/comunidade) referentes às atividades e demandas da instituição de ensino;
• Atender aos alunos, aos professores/educadores, à equipe administrativa, aos dirigentes e líderes educacionais, aos pais, à comunidade e aos demais profissionais envolvidos no processo educacional, além de manter uma boa relação com eles.
Para atuação como Técnico em Secretaria Escolar, são fundamentais (BRASIL, 2022):
• Conhecimentos e saberes relacionados às técnicas secretariais e da administração; às noções de estatística e matemática financeira, de planejamento estratégico; às técnicas de informática para utilizar sistema operacional, pacote Office, plataformas online, aplicativos, equipamentos eletrônicos e de multimídias;
• Habilidades de liderança;
• Eficácia para atingir resultados e capacidade para apoiar a diretoria na concretização das atividades;
• Ética para o cumprimento das exigências legais em território nacional;
• Competência comunicativa em idioma nacional e estrangeiro — oral e escrita, para elaboração de textos educacionais e corporativos;
• Noções sobre inteligência emocional para administrar as emoções e alcançar os objetivos;
• Capacidade de auto-organização, atuação com imprevistos e proposição de soluções;
• Capacidade para o trabalho colaborativo e em equipe, para a comunicação e a mediação de conflitos.